quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Por Que o ENEM?

Nesta semana milhares de estudantes tomaram as ruas do país protestando contra os erros nas provas do ENEM 2010 realizadas nos dias 06 e 07/11 e reinvindicando que novas provas sejam aplicadas. Tais estudantes também questionam o exame como método para o ingresso no ensino superior.
O que muitos desses estudantes não conseguem compreender é que o ENEM é muito mais do que um exame probatório ou classificatório, é o primeiro grande passo na democratização do acesso ao ensino superior em nosso país. Vivemos várias décadas de exclusão das classes mais humildes da sociedade brasileira no que diz respeito quanto o acesso ao ensino superior. O resultado disso é que grande parte da população em nosso país não tem acesso ao ensino superior, já que o mesmo foi destinado as elites na forma de vestibulares arcaicos, que beneficiam os estudantes das grandes escolas privadas.
Isso era evidênciado quando os grandes cursos das instituições de ensino superior, especialmente as federais, tinham a maioria de suas vagas destinadas a estudantes de famílias ligadas as elites brasileiras que se favoreciam pelo o ensino de baixa qualidade das escolas públicas.
Com o governo Lula essa situação começou a mudar acentuadamente. A criação do PROUNI aliado a melhoria da estrutura e valorização profissional nas escolas públicas fez com que esse quadro mudasse e que os estudantes que realmente necessitam das vagas nas universidades públicas conseguissem o tão sonhado ingresso a universidade. O ENEM também se mostra como um modelo de desenvolvimento no critério de seleção. O exame trás um formato totalmente diferente dos antigos modelos de vestibulares e visa auxiliar os que mais precisam a cursar o ensino superior de qualidade.
Assim não podemos permitir que a revolta com os erros ocorridos na elaboração das provas sejam maiores do que o nosso desejo de igualdade e justiça social. Problemas aconteceram e devem ser investigados com rigor, entretanto o ENEM veio para iniciar uma nova página na educação brasileira e tornará o Brasil um país cada vez mais justo baseado numa educação de qualidade e de inclusão.   

Nenhum comentário: