quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mídia Alternativa em Pauta

O último final de semana de novembro será de grandes debates em torno da comunicação. Recife (PE) irá receber entre os dias 26 e 27, no Armazém 12, oEncontro Nacional de Blogueiros BlogCamp. Já o Paraná irá contar com suaedição regional do Encontro de Blogueiros Progressistas, sediado em Curitiba durante os dias 26 a 28. São dois eventos que reforçam o poder da mídia alternativa no país e consolidam a internet como um meio essencial na democratização da comunicação.

O BlogCamp tem como foco a apresentação de novidades e o mote é unir tecnologia, cultura e sustentabilidade em um único lugar. Na ativa desde 2007, data de sua primeira edição em São Paulo, o evento irá contar com a presença de notáveis do ciberespaço, cientistas da computação e várias webcelebridades brasileiras. Apesar do teor aparentemente direcionado ao mercado publicitário, o BlogCamp é um espaço fértil para troca de ideias sobre modos eficientes de se comunicar, principalmente com o público jovem.

Já o Encontro de Blogueiros Progressistas paranense dá continuidade à ação nacional promovida em agosto de 2010 em São Paulo. Segundo a organização, os objetivos principais do Encontro são promover a disseminação dos blogs no Estado e ampliar o número de agentes ativos na blogosfera para aprofundar o conteúdo de cidadania da internet. Entre os temas dos debates, figuram “A liberdade de expressão, Internet e Aspectos Jurídicos”, “A Internet, a Cidadania e os Movimentos Sociais”, “Papel dos Blogs,Twitter e outras Ferramentas”, “Estratégias de Formação de Cidadãos Ativos e Conectados na Internet, Alfabetização Digital e Adensamento das redes” e “Blogs: conteúdo prioritário do Jornalismo, da Informação e da Opinião”. Haverá também oficinas para associações de moradores, movimentos populares e sindicatos.

Ambos os eventos são grandes oportunidades para a militância da UJS desses locais se organizar e encorpar a Frente de Jovens Comunicadores da entidade, cuja organização foi definida no último Congresso. 


Fonte: ujs.org.br

Um comentário:

Matheus Lins disse...

vamos, ne? tem que se inscrever na net! ;)