terça-feira, 23 de novembro de 2010

Educação e Juventude em Debate no Evento Pré-Conferência do Desenvolvimento (Code)

O evento vai reunir, entre outras autoridades e acadêmicos, o secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, e o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochmann. São esperados cerca de 500 jovens universitários das cinco regiões do país, além de outros segmentos da sociedade.


Esse encontro precederá a 1ª Conferência do Desenvolvimento (Code), que acontece em Brasília de 24 a 26 de novembro, e é uma realização do IPEA. "A visão sobre o desenvolvimento é uma das questões para pensarmos o Brasil do próximo período. Para construirmos o espaço que queremos a Conferência é um espaço privilegiado, no qual a sociedade poderá tratar de temas fundamentais, ligando o crescimento econômico, justiça social, democracia entre outros", defende o presidente da UNE, Augusto Chagas.


Será uma conferência diferente das tradicionais lembrando um pouco o formato do Fórum Social Mundial. Um espaço de 10 mil metros quadrados foi construído no canteiro central da Esplanada dos Ministérios. Durante os três dias, serão nove painéis temáticos sobre o desenvolvimento, 88 oficinas, 50 lançamentos de livros, vídeos, exposições e shows artísticos e culturais. Possivelmente, será um dos maiores eventos sobre o tema já realizados no Brasil, destaca Marcio Pochmann, presidente do IPEA.



Programação 
O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, e o DCE participarão da mesa de abertura, às 9h. No primeiro painel, das 9h30 às 12h, o tema do debate será A importância estratégica da educação para o desenvolvimento do Brasil. Foram convidados Pedro Demo, professor e pós-doutor em Educação pela UCLA, de Los Angeles (EUA), Paulo Corbucci, doutor em Sociologia pela UnB e coordenador de Educação do IPEA, e Maria Paula Dallari Bucci, Secretária da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).



No painel da tarde, das 14h às 18h, participarão da mesa sobre A juventude no Brasil hoje Marcio Pochmann, presidente do IPEA, e Beto Cury, Secretário Nacional de Juventude. Após o seminário, haverá a exibição de 20 filmes de curta-metragem afrobrasilienses premiados pela Fundação Palmares. Para encerrar as atividades, às 18h, o Sistema Criolina se apresenta no Centro Comunitário da UnB gratuitamente.



9h - Abertura
- José Geraldo de Sousa Junior, Reitor da UnB
- Maria Paula Dallari Bucci, Secretária da Educação Superior do MEC
- Diretório Central dos Estudantes da UnB (DCE)

9h30-12h - Painel I: A Importância Estratégica da Educação para o Brasil

- Pedro Demo, Conselheiro de Orientação do IPEA, professor com pós-doutorado em Educação pela UCLA, de Los Angeles (EUA)
- Paulo Corbucci, Coordenador de Educação do IPEA e doutor em Sociologia pela UnB
- Maria Paula Dallari Bucci, Secretária da Educação Superior do MEC

14h - Painel II: A Juventude no Brasil Hoje

- Marcio Pochmann, Presidente do IPEA
- Beto Cury, Secretário Nacional de Juventude


Atividade Cultural
17h30 - Apresentação de 20 filmes de curta-metragem Afro Brasilienses premiados pela Fundação Palmares (Anfiteatro 12)
18h - Sistema Criolina (Centro Comunitário)

Fonte: une.org.br

Nenhum comentário: