terça-feira, 9 de novembro de 2010

ENEM 2010 tem Suspensão Decretada

Após os problemas de impressão em algumas provas do EMEM 2010 realizado no último final de semana (06 e 07/11) a juiza federal da 7ª vara nacional decretou a SUSPENSÃO do exame em todo o Brasil até o julgamento do Ministério Público do Ceará. A decisão poderá ser recorrida pelo MEC que é contrário a suspensão do ENEM. O ministro da Educação Fernando Haddad admitiu o erro das provas do ENEM porém descarta a hipótese de anulação das provas do sábado que seriam applicadas a todos os estudantes inscritos.
O Exame Nacional do Ensino Médio vem sendo o método de entrada de muitos estudantes de escolas públicas nas universidades privadas (através do PROUNI) e públicas, onde as federais estão abolindo o antigo e ultrapassado sistema de vestibular pelo novo ENEM. 
Com isso, o exame passou a ser um dos principais concursos do país e desde então sofre problemas em suas aplicações. No ano de 2009 denúcias de fraude na aplicação do ENEM geraram a suspensão do concurso. Este ano problemas de impressão nas provas de cor amarela e nos gabaritos podem levar mais uma vez a suspensão do ENEM.
Isso só faz prejudicar estudantes que tem no ENEM a oportunidade de ter um futuro nas instituições de ensino superior, através de cursos antes privados as elites brasileiras. É necessário a imediata investigação de todas as denúncias e punição dos culpados para que um Exame da importância acadêmica e social do ENEM não perca a sua credibilidade.

Nenhum comentário: