quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CONEB, Bienal e Encontro de Grêmios Agitaram o Movimento Estudantil em Janeiro

O ano de 2011 promete começar com muitas atividades para o movimento estudantil. O Rio de Janeiro celebrará entre 14 e 23/01 eventos para estudantes de todo o Brasil.
Para os universitários dois eventos aconteceram na capital carioca: O 13º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) e a 7ª Bienal de Arte e Cultura da UNE.
O CONEB acontecerá entre os dias acontecerá entre os dias 14 e 17 de Janeiro e trata-se de uma instância deliberativa da UNE onde participarão representates de DA's e CA's de todo o Brasil. Poderam participar do CONEB estudantes devidamente matriculados em suas instituições de ensino e que representem os DA's e CA's de seus cursos. Cada entidade de base terá direito e eleger um representante(delegado) e dois suplentes, caso o mesmo não possa ir.
As inscrições para os delegados e suplentes aconteceram no dia 08/12 das 09:00 as 22:00 nos estados de origem de cada entidade de base. A perspectiva da UNE é de que cerca de 3 mil delegados participem do evento.
Outro evento que tomará conta da cidade do Rio é a 7ª Bienal de arte Cultura da UNE que acontecerá entre os dias 18 e 23 de Janeiro e contará com cerca de 10 mil estudantes de todo o país e da américa Latina.
O evento contará com exposições, apresentações culturais, mostras científicas, entre outras atividades que prometem atrair jovens de diversos estilos. 
A bienal é considerada o maior festival estudantil da América Latina, e na sua sétima em pleno Rio de Janeiro fará uma homenagem ao samba com o tema: "Brasil no Estandarte, o Samba é meu Combate". A bienal acontecerá em vários pontos da capital carioca, em especial no aterro do Flamengo e na Lapa, grandes locais turísticos da cidade.
Os estudantes secundaristas não vão ficar de fora dessa onda de eventos que acontecerá no Rio de Janeiro no início de 2011. Paralelo ao CONEB e a Bienal acontecerá o 1º Encontro Nacional de Grêmios que ocorrerá de 15 a 18/01 e terá como objetivo articular e fortalecer o movimento estudantil secundarista, além de discutir sobre a qualidade das escolas públicas brasileiras. 
O evento será o complemento de encontros municipais e estaduais de grêmios e contará com a participação de milhares de estudantes.
Maiores informações sobre os três eventos no site da UNE e da UBES: www.une.org.br.

Nenhum comentário: