quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aprovado por Comissão, Estatuto da Juventude Vai a Plenário

A juventude brasileira conseguiu importante vitória na tarde da última terça-feira, 23 de novembro, com a aprovação do Estatuto da Juventude pela comissão especial da Câmara. Após algumas mudanças no projeto de lei original, o texto que contém reivindicações históricas dos estudantes segue agora para o plenário. Segundo a deputada Manuela D’ávila (PCdoB/RS), relatora do PL, a aprovação do texto é resultado de um “grande esforço para incluir todas as sugestões dos parlamentares e das entidades representativas dos jovens”.


Entre os principais direitos previstos no Estatuto, a gratuidade do transporte público e a meia-passagem para estudantes de 15 a 29 anos eram temas de discordância, mas foram mantido. Segundo Manuela, todas essas medidas serão subsidiadas pelo governo para que não haja aumento de tarifa aos demais usuários. Também constam no PL a meia-entrada para estudantes em eventos culturais e de lazer e financiamento estudantil em faculdades privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação. O texto prevê ainda ações afirmativas para garantir o acesso ao ensino superior a jovens negros, indígenas, com deficiência e oriundos de escola pública e a destinação gratuita de 50% das vagas dos cursos oferecidos pelo sistema S.



Repercussão – Diversas lideranças juvenis manifestaram seu contentamento com a aprovação do Estatuto da Juventude na comissão. Danilo Moreira, presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), afirmou que “é mais um passo na constituição dos marcos legais para a juventude. Será importante porque teremos um texto base para ser discutido e aprovado na 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá no primeiro semestre do ano que vem”. Para Marcela Rodrigues, coordenadora da Comissão de Parlamento do Conjuve, 2010 foi um ano de vitórias. “Aprovamos a PEC da Juventude e conseguimos a primeira aprovação do Estatuto da Juventude. Agora, precisamos da mobilização da juventude brasileira para seguir cobrando dos parlamentares a aprovação da matéria em plenário”.

Fonte: ujs.org.br

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Educação e Juventude em Debate no Evento Pré-Conferência do Desenvolvimento (Code)

O evento vai reunir, entre outras autoridades e acadêmicos, o secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, e o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochmann. São esperados cerca de 500 jovens universitários das cinco regiões do país, além de outros segmentos da sociedade.


Esse encontro precederá a 1ª Conferência do Desenvolvimento (Code), que acontece em Brasília de 24 a 26 de novembro, e é uma realização do IPEA. "A visão sobre o desenvolvimento é uma das questões para pensarmos o Brasil do próximo período. Para construirmos o espaço que queremos a Conferência é um espaço privilegiado, no qual a sociedade poderá tratar de temas fundamentais, ligando o crescimento econômico, justiça social, democracia entre outros", defende o presidente da UNE, Augusto Chagas.


Será uma conferência diferente das tradicionais lembrando um pouco o formato do Fórum Social Mundial. Um espaço de 10 mil metros quadrados foi construído no canteiro central da Esplanada dos Ministérios. Durante os três dias, serão nove painéis temáticos sobre o desenvolvimento, 88 oficinas, 50 lançamentos de livros, vídeos, exposições e shows artísticos e culturais. Possivelmente, será um dos maiores eventos sobre o tema já realizados no Brasil, destaca Marcio Pochmann, presidente do IPEA.



Programação 
O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, e o DCE participarão da mesa de abertura, às 9h. No primeiro painel, das 9h30 às 12h, o tema do debate será A importância estratégica da educação para o desenvolvimento do Brasil. Foram convidados Pedro Demo, professor e pós-doutor em Educação pela UCLA, de Los Angeles (EUA), Paulo Corbucci, doutor em Sociologia pela UnB e coordenador de Educação do IPEA, e Maria Paula Dallari Bucci, Secretária da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).



No painel da tarde, das 14h às 18h, participarão da mesa sobre A juventude no Brasil hoje Marcio Pochmann, presidente do IPEA, e Beto Cury, Secretário Nacional de Juventude. Após o seminário, haverá a exibição de 20 filmes de curta-metragem afrobrasilienses premiados pela Fundação Palmares. Para encerrar as atividades, às 18h, o Sistema Criolina se apresenta no Centro Comunitário da UnB gratuitamente.



9h - Abertura
- José Geraldo de Sousa Junior, Reitor da UnB
- Maria Paula Dallari Bucci, Secretária da Educação Superior do MEC
- Diretório Central dos Estudantes da UnB (DCE)

9h30-12h - Painel I: A Importância Estratégica da Educação para o Brasil

- Pedro Demo, Conselheiro de Orientação do IPEA, professor com pós-doutorado em Educação pela UCLA, de Los Angeles (EUA)
- Paulo Corbucci, Coordenador de Educação do IPEA e doutor em Sociologia pela UnB
- Maria Paula Dallari Bucci, Secretária da Educação Superior do MEC

14h - Painel II: A Juventude no Brasil Hoje

- Marcio Pochmann, Presidente do IPEA
- Beto Cury, Secretário Nacional de Juventude


Atividade Cultural
17h30 - Apresentação de 20 filmes de curta-metragem Afro Brasilienses premiados pela Fundação Palmares (Anfiteatro 12)
18h - Sistema Criolina (Centro Comunitário)

Fonte: une.org.br

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mídia Alternativa em Pauta

O último final de semana de novembro será de grandes debates em torno da comunicação. Recife (PE) irá receber entre os dias 26 e 27, no Armazém 12, oEncontro Nacional de Blogueiros BlogCamp. Já o Paraná irá contar com suaedição regional do Encontro de Blogueiros Progressistas, sediado em Curitiba durante os dias 26 a 28. São dois eventos que reforçam o poder da mídia alternativa no país e consolidam a internet como um meio essencial na democratização da comunicação.

O BlogCamp tem como foco a apresentação de novidades e o mote é unir tecnologia, cultura e sustentabilidade em um único lugar. Na ativa desde 2007, data de sua primeira edição em São Paulo, o evento irá contar com a presença de notáveis do ciberespaço, cientistas da computação e várias webcelebridades brasileiras. Apesar do teor aparentemente direcionado ao mercado publicitário, o BlogCamp é um espaço fértil para troca de ideias sobre modos eficientes de se comunicar, principalmente com o público jovem.

Já o Encontro de Blogueiros Progressistas paranense dá continuidade à ação nacional promovida em agosto de 2010 em São Paulo. Segundo a organização, os objetivos principais do Encontro são promover a disseminação dos blogs no Estado e ampliar o número de agentes ativos na blogosfera para aprofundar o conteúdo de cidadania da internet. Entre os temas dos debates, figuram “A liberdade de expressão, Internet e Aspectos Jurídicos”, “A Internet, a Cidadania e os Movimentos Sociais”, “Papel dos Blogs,Twitter e outras Ferramentas”, “Estratégias de Formação de Cidadãos Ativos e Conectados na Internet, Alfabetização Digital e Adensamento das redes” e “Blogs: conteúdo prioritário do Jornalismo, da Informação e da Opinião”. Haverá também oficinas para associações de moradores, movimentos populares e sindicatos.

Ambos os eventos são grandes oportunidades para a militância da UJS desses locais se organizar e encorpar a Frente de Jovens Comunicadores da entidade, cuja organização foi definida no último Congresso. 


Fonte: ujs.org.br

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

UNE lança identidade visual da 7ª Bienal

Trazendo para a discussão o tema "Brasil no estandarte, o samba é meu combate", a União Nacional dos Estudantes lança a identidade visual da 7ª Bienal da UNE, que acontecerá entre os dias 18 a 23 de janeiro de 2011, no Rio de Janeiro. Nessa sétima edição, a entidade privilegia o samba como elemento formador da cultura nacional, buscando, para além da sua história musical, entender como se apresenta as dimensões sociais, críticas e estéticas da nossa brasilidade.
A criação ficou a cargo do estúdio Bijari - centro de artes visuais, design e vídeos em São Paulo. Para chegar à arte final, o estúdio pesquisou o universo dos movimentos e das lutas sociais, além de observar o carnaval como manifestação popular de grande relevância histórica e cultural, geradora de identidade e instrumento de inclusão social. A combinação gerou o casamento da mão de  punho cerrado com o pandeiro e as cores fortes aplicadas no fundo preto, que fazem do samba o relato mais íntimo do dia-a-dia e uma verdadeira manifestação de combate do povo brasileiro.
É uma mensagem positiva que une a força com a alegria, a cor e a energia das festas, como o carnaval. Lute pelo direito de festejar. E festeje o direito de lutar!

Fonte: une.org.br

Ipea sugere instrumentos para a democratização da mídia no Brasil

A publicação destaca o grande poder de influência dos cinco principais conglomerados de mídia (Globo, Record, SBT, Band e RedeTV), que detêm 82,5% da audiência nacional na TV aberta. “Ressalte-se que as redes de TV congregam emissoras de rádio FM e AM, além de jornais, revistas e portais de internet. Isso amplia a concentração na distribuição de informação, constituindo-se claramente oligopolização, o que contraria a Constituição”, informa.


O texto recomenda ainda o “rigoroso impedimento da concentração acionária dos veículos de comunicação” e a proibição de que um mesmo proprietário possua diversas modalidades de meios comunicacionais. Além disso, sugere critérios mais claros e transparentes para as outorgas de canais de rádio e TV.



Conselho de Comunicação Social

Como mecanismo de responsabilização da mídia, Fonseca sugere, por exemplo, que cada veículo de comunicação tenha obrigatoriamente um ouvidor independente, eleito por entidades da sociedade civil, mas pago pelas empresas. O autor recomenda, ainda, o fortalecimento do Conselho de Comunicação Social (CCS), órgão auxiliar do Congresso Nacional para assuntos relativos à comunicação, previsto na Constituição e desativado desde 2006. “A responsabilização dos veículos deve ser inerente às liberdades de expressão e de mídia”, ressalta.

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) também defende o fortalecimento do CCS e a ampliação de suas atribuições, de órgão consultivo para órgão deliberativo. Para ela, a cultura de participação da sociedade civil nas decisões sobre políticas públicas, por meio de conselhos estaduais e nacional tripartites (com representantes do governo, mercado e sociedade civil), já presente na área da saúde, deve ser estendida ao setor de comunicações.

Por Que o ENEM?

Nesta semana milhares de estudantes tomaram as ruas do país protestando contra os erros nas provas do ENEM 2010 realizadas nos dias 06 e 07/11 e reinvindicando que novas provas sejam aplicadas. Tais estudantes também questionam o exame como método para o ingresso no ensino superior.
O que muitos desses estudantes não conseguem compreender é que o ENEM é muito mais do que um exame probatório ou classificatório, é o primeiro grande passo na democratização do acesso ao ensino superior em nosso país. Vivemos várias décadas de exclusão das classes mais humildes da sociedade brasileira no que diz respeito quanto o acesso ao ensino superior. O resultado disso é que grande parte da população em nosso país não tem acesso ao ensino superior, já que o mesmo foi destinado as elites na forma de vestibulares arcaicos, que beneficiam os estudantes das grandes escolas privadas.
Isso era evidênciado quando os grandes cursos das instituições de ensino superior, especialmente as federais, tinham a maioria de suas vagas destinadas a estudantes de famílias ligadas as elites brasileiras que se favoreciam pelo o ensino de baixa qualidade das escolas públicas.
Com o governo Lula essa situação começou a mudar acentuadamente. A criação do PROUNI aliado a melhoria da estrutura e valorização profissional nas escolas públicas fez com que esse quadro mudasse e que os estudantes que realmente necessitam das vagas nas universidades públicas conseguissem o tão sonhado ingresso a universidade. O ENEM também se mostra como um modelo de desenvolvimento no critério de seleção. O exame trás um formato totalmente diferente dos antigos modelos de vestibulares e visa auxiliar os que mais precisam a cursar o ensino superior de qualidade.
Assim não podemos permitir que a revolta com os erros ocorridos na elaboração das provas sejam maiores do que o nosso desejo de igualdade e justiça social. Problemas aconteceram e devem ser investigados com rigor, entretanto o ENEM veio para iniciar uma nova página na educação brasileira e tornará o Brasil um país cada vez mais justo baseado numa educação de qualidade e de inclusão.   

terça-feira, 16 de novembro de 2010

7ª Bienal da UNE vai encontrar a Lapa de cara nova

A 7ª Bienal da UNE, maior e mais aguardado festival estudantil da América Latina, vai dar início, em janeiro, a uma série de grandes eventos sediados pela cidade do Rio de Janeiro. Os seis dias de Bienal (18 a 23 de janeiro de 2011) terão atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da capital carioca.
A boa notícia é que a Lapa, bairro que receberá grande parte da programação da Bienal, vai estar de cara nova até o início do festival. Isso porque a moldura de um dos cenários mais efervescentes e boêmios do Rio de Janeiro, o conjunto dos Arcos da Lapa, passa por uma grande reforma promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O empreendimento junta técnicas e materiais de construção do início do século XVIII à moderna tecnologia de disseminação da informação do século XXI. Que divulga, entre outras informações, o andamento das obras através de diversas redes sociais, como blogs, Twitter, Facebook e MySpace.
A ideia de apostar nas redes sociais é bem interessante: vem do desejo de atingir, principalmente, o público jovem que frequenta muito a noite da Lapa, mas pouco sabe sobre a história dos Arcos, que originalmente faziam parte do sistema de distribuição de água da cidade. O Aqueduto da Carioca foi construído em 1723 e é um dos mais importantes dos 200 monumentos tombados e protegidos pelo Iphan.
Nos anos 1970, com a grande reurbanização do Centro da cidade que aconteceu em função da construção do Metrô, os arcos ganharam mais visibilidade. Nem a vizinhança de prédios enormes, como Petrobras, BNDES, Caixa Econômica Federal e a Catedral Metropolitana tira a majestade do monumento histórico, que tem como vizinhos mais simpáticos o Circo Voador, a Fundição Progresso e inúmeros sobrados restaurados que abrigam bares, restaurantes e casas de show.
Por isso mesmo que a União Nacional dos Estudantes, que escolheu como tema para essa 7ª Bienal “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”, não podia deixar de lado esse reduto histórico da boêmia cultural e festiva.
Os Arcos da Lapa já foram cenário da 5ª Bienal
Embaixo de um dos mais consagrados e antigos monumentos da cidade maravilhosa, os Arcos da Lapa já receberam artistas na 5ª edição da Bienal promovida pela UNE. Em janeiro de 2007, como tema "Brasil-África: um rio chamado Atlântico", a 5ª Bienal aportou novamente no Rio de Janeiro, para propor a mais de 8 mil universitários de todo o país o debate sobre a influência africana na cultura brasileira.
Na ocasião, o fino da música brasileira, como Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Beth Carvalho fizeram shows inesquecíveis embaixo dos Arcos. Os artistas conseguiram promover uma maior reflexão da identidade nacional e uma relação de enorme troca cultural entre os dois continentes em debate.

Fonte: une.org.br

terça-feira, 9 de novembro de 2010

CONEB e Encontro de Grêmios a todo vapor

Estudantes de todo o país se reúnem no início de 2011 para debater o futuro da Educação. UJS disponibiliza os materiais de preparação.
Dois eventos importantes serão o pontapé inicial da atuação do movimento estudantil no futuro governo Dilma Rousseff. Entre os dias 14 a 17 de janeiro de 2011, representantes de Diretórios e Centros Acadêmicos irão se reunir no Rio de Janeiro para o 13º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE. Quase simultaneamente, os secundaristas estarão no 1º Encontro Nacional de Grêmios da UBES, que acontece entre os dias 15 e 18 de janeiro na mesma cidade.

No CONEB, os mais de 3 mil participantes esperados terão como pauta a construção de um novo Brasil a partir das melhorias na Educação. As entidades representantes dos universitários também irão discutir a ampliação de políticas públicas de inclusão e a aprovação em definitivo da destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para o setor. A Comissão Nacional de Credenciamento será divulgada até o dia 06 de dezembro deste ano e o credenciamento será realizado no dia 8 de dezembro, nos Estados de origem das entidades. Já no Encontro de Grêmios, iniciativa pioneira da UBES, os representantes dos secundaristas irão debater melhorias às escolas públicas.

Fonte: ujs.org.br

Viagem de Lula a Moçambique reforça laços Brasil-África

Em sete anos e dez meses de governo, Lula já visitou 27 países do continente, em 11 ocasiões diferentes. Será a terceira vez que ele passará por Moçambique, país mais beneficiado por atividades de cooperação brasileira no mundo depois do Haiti.

O Brasil apoia ou sustenta mais de 30 projetos por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em áreas variadas como saúde, esporte, agricultura, educação e ciência e tecnologia. O governo também ampliou de forma significativa a presença no continente na área diplomática. Atualmente, o Brasil tem representações em 34 dos 534 países africanos.


Fonte: vermelho.org.br

ENEM 2010 tem Suspensão Decretada

Após os problemas de impressão em algumas provas do EMEM 2010 realizado no último final de semana (06 e 07/11) a juiza federal da 7ª vara nacional decretou a SUSPENSÃO do exame em todo o Brasil até o julgamento do Ministério Público do Ceará. A decisão poderá ser recorrida pelo MEC que é contrário a suspensão do ENEM. O ministro da Educação Fernando Haddad admitiu o erro das provas do ENEM porém descarta a hipótese de anulação das provas do sábado que seriam applicadas a todos os estudantes inscritos.
O Exame Nacional do Ensino Médio vem sendo o método de entrada de muitos estudantes de escolas públicas nas universidades privadas (através do PROUNI) e públicas, onde as federais estão abolindo o antigo e ultrapassado sistema de vestibular pelo novo ENEM. 
Com isso, o exame passou a ser um dos principais concursos do país e desde então sofre problemas em suas aplicações. No ano de 2009 denúcias de fraude na aplicação do ENEM geraram a suspensão do concurso. Este ano problemas de impressão nas provas de cor amarela e nos gabaritos podem levar mais uma vez a suspensão do ENEM.
Isso só faz prejudicar estudantes que tem no ENEM a oportunidade de ter um futuro nas instituições de ensino superior, através de cursos antes privados as elites brasileiras. É necessário a imediata investigação de todas as denúncias e punição dos culpados para que um Exame da importância acadêmica e social do ENEM não perca a sua credibilidade.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CONEB, Bienal e Encontro de Grêmios Agitaram o Movimento Estudantil em Janeiro

O ano de 2011 promete começar com muitas atividades para o movimento estudantil. O Rio de Janeiro celebrará entre 14 e 23/01 eventos para estudantes de todo o Brasil.
Para os universitários dois eventos aconteceram na capital carioca: O 13º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) e a 7ª Bienal de Arte e Cultura da UNE.
O CONEB acontecerá entre os dias acontecerá entre os dias 14 e 17 de Janeiro e trata-se de uma instância deliberativa da UNE onde participarão representates de DA's e CA's de todo o Brasil. Poderam participar do CONEB estudantes devidamente matriculados em suas instituições de ensino e que representem os DA's e CA's de seus cursos. Cada entidade de base terá direito e eleger um representante(delegado) e dois suplentes, caso o mesmo não possa ir.
As inscrições para os delegados e suplentes aconteceram no dia 08/12 das 09:00 as 22:00 nos estados de origem de cada entidade de base. A perspectiva da UNE é de que cerca de 3 mil delegados participem do evento.
Outro evento que tomará conta da cidade do Rio é a 7ª Bienal de arte Cultura da UNE que acontecerá entre os dias 18 e 23 de Janeiro e contará com cerca de 10 mil estudantes de todo o país e da américa Latina.
O evento contará com exposições, apresentações culturais, mostras científicas, entre outras atividades que prometem atrair jovens de diversos estilos. 
A bienal é considerada o maior festival estudantil da América Latina, e na sua sétima em pleno Rio de Janeiro fará uma homenagem ao samba com o tema: "Brasil no Estandarte, o Samba é meu Combate". A bienal acontecerá em vários pontos da capital carioca, em especial no aterro do Flamengo e na Lapa, grandes locais turísticos da cidade.
Os estudantes secundaristas não vão ficar de fora dessa onda de eventos que acontecerá no Rio de Janeiro no início de 2011. Paralelo ao CONEB e a Bienal acontecerá o 1º Encontro Nacional de Grêmios que ocorrerá de 15 a 18/01 e terá como objetivo articular e fortalecer o movimento estudantil secundarista, além de discutir sobre a qualidade das escolas públicas brasileiras. 
O evento será o complemento de encontros municipais e estaduais de grêmios e contará com a participação de milhares de estudantes.
Maiores informações sobre os três eventos no site da UNE e da UBES: www.une.org.br.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma Presidente: Vitória do Brasil!!!!

Com 56,05% dos votos, Dilma Rousseff tornou-se ontem (31/10) a primeira mulher eleita presidente do Brasil.
Foi uma campanha de muita luta. Ao longo de mais de 4 meses as fretes de esquerda do Brasil travaram  uma batalha contra o projeto de retrocesso e calúnias encabeçadas por PSDB e DEM.
Ao longo de oito anos de governo Lula o Brasil experimentou seu melhor momento de desenvolvimento. Não um "desenvolvimento" como nos governos anteriores, onde só as elites se beneficiavam e a grande parcela da população ficava a margem e sem nenhuma perpectiva de ascensão social. O que víamos era um país afundado em dívidas e dependentes das nações européias e dos EUA, que exploravam nossas riquezas e ditavam a nossa economia.
Mesmo assim a direita brasileira tentou das maneiras mais sujas e rasteiras possíveis ludibriar a população brasileira lançando a candidatura de José Serra à presidência, na perspectiva de tirar o poder das classes populares. 
Com slogans do tipo "Serra é do bem" e " O Brasil pode mais", foram forjadas polêmicas, intrigas, mentiras absurdas, fraudes e vários outros tipos de politicagem para levar o candidato tucano ao poder. Tudo isso aliado a candidatura de Marina Silva (uma espécie de 2ª opção para os eleitores) ajudou a levar as eleições que pareciam tranquilas ao 2º turno, dando um culmo histórico ao processo eleitoral.
A partir de então o objetivo não era simplesmente eleger Dilma presidente mais evitar que o Brasil voltasse aos tempos de dívidas, dependência, exploração e retrocesso do período FHC, onde Serra foi ministro do planejamento e da saúde.
Entretanto a militância não desanimou. Ganhou as ruas, as escolas, as faculdades, as fábricas e qualquer outro lugar onde se podesse ganhar votos e conscientizar da importância da continuação dos projetos iniciados por Lula. O resultado de ontem foi uma mostra de que o Brasil não se engana mais com desculpas, mentiras e falsas promessas.
Queremos mais emprego, fim da miséria, uma educação de qualidade tanto nas escolas quanto nas universidades, a ascensão dos mais humildes, um Brasil forte, soberano e independente.
O Brasil seguirá mudando, crescendo no rítmo do socialismo, e ao comando disso teremos um mulher de fibra, guerreira e ao contrário do que tentou-se colocar uma mulher de HISTÓRIA em defesa do Brasil.
Parabéns Brasil. Agora e Dilma !!!!!!!!