segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lula encerra campanha eleitoral com comício no Marco Zero

Em encontro ocorrido no restaurante Sal e Brasa, na manhã desta segunda-feira, o governador Eduardo Campos (PSB) anunciou que o presidente Lula vai visitar Pernambuco no próximo dia 28 para fazer campanha em prol da candidata à presidência Dilma Roussef (PT). Evento no Marco Zero foi escolhido por Lula para marcar o último dia da campanha eleitoral. Dilma não estará presente, pois no mesmo dia participa do debate promovido pela Rede Globo

O almoço reuniu a coordenação da campanha de Dilma e parlamentares dos partidos que compõem a coligação Frente Popular. Além do governador, também estiveram presentes o recém eleito deputado federal e coordenador da campanha da petista no Nordeste, João Paulo; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchôa (PDT), a deputa federal mais votada em Pernambuco, Ana Arraes (PSB) e o senador eleito Armando Monteiro Neto (PTB).

O objetivo do encontro foi convocar a militância para a reta final das eleições. Estiveram presentes 39 deputados estaduais e 15 federais, entre eleitos e não reeleitos nestas eleições. O senador eleito do PT, Humberto Costa, não compareceu porque está no Rio de Janeiro, onde acompanha a divulgação do programa de governo de Dilma. 

Segundo João Paulo, que abriu o encontro, pesquisa eleitoral interna realizada pelo partido apontou que em Pernambuco Dilma lidera com 72% das intenções de voto, contra 18% de José Serra (PSDB). O favoritismo da candidata no Nordeste é um dos motivos para que Dilma concentre forças em estados do Sul e Sudeste onde o PSDB domina como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

O ex-prefeito João Paulo afirmou que esta é uma eleição atípica, com muitas dificuldades, porque na maioria dos estados não há segundo turno. "É natural que falte material, que tenhamos que trabalhar com pouca infraestrutura. Esta é uma convocação para que todos convoquem a militância por este projeto nacional. Queremos que Pernambuco garanta o maior resultado do País para Dilma."

O discurso de Guilherme Uchôa, Ana Arraes e Armando Monteiro seguiu o mote de que o Estado não poderia faltar com o presidente Lula. "É a hora de mostrar que somos muito agradecidos pelo que Lula fez para Pernambuco e sepultarmos um governo que representa o passado. Essa responsabilidade pertence a este grupo político que está aqui", destacou Uchôa.

Como tem afirmado em outros momentos, Eduardo insistiu no discurso da humildade, reforçando que já era natural um segundo turno, já que o próprio Lula não garantiu suas duas eleições no primeiro turno e que este era o momento da reação. "Meu avô (Miguel Arraes) já dizia que a gente tem que estar preparado para a pior hipótese porque assim não nos surpreendemos com o resultado. Se Lula enfrentou segundo turno porque Dilma também não enfrentaria?", disse o governador reeleito.

Eduardo quer tirar a diferença dos votos entre ele e Dilma no Estado. O socialista teve 700 mil votos a mais que a petista em Pernambuco, desses 520 mil na Região Metropolitana, por isso a concentração maior de esforços nas cidades do Grande Recife. "É pra botar o time todinho na rua. Que cada um ocupe o seu posto. Não tem que estar esperando material não. Levar o discurso é mais importante."

AGENDA
- Hoje pela manhã a coordenação da campanha de Dilma realizou caminhada em Araçoiaba e, à tarde, estará em Igarassu.

Eduardo viaja ainda hoje para Brasília. Nesta terça (19), ele participa de reunião com Lula, às 10h, para discutir as obras da Transnordestina. No mesmo dia, à noite, estará em Macapá (AP), para apoiar a candidatura do socialista Camilo Coutinho, que disputa o segundo turno no Estado.
Fonte: jconline.com.br

Nenhum comentário: