quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Governo de SP na contramão do Brasil


Ícone do modo tucano de administrar, governo paulista demonstra intenção de fechar cursos na USP.

Enquanto diversas organizações governamentais e da sociedade civil debatem intensamente a reformulação e ampliação do acesso à Educação, o governo do PSDB caminha na contramão do país e cogita fechar cursos na Universidade de São Paulo. A ideia foi mencionada em reportagem da Folha de S.Paulo que trata da revisão curricular da instituição e justificada pela baixa demanda que tais cursos apresentam no vestibular. Característica das administrações tucanas, direitos do cidadão como o ensino público de qualidade são avaliados a partir do viés mercadológico.

A notícia é um contraponto ao estudo divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), que analisou a condição de vida do brasileiro em 2009. Segundo o levantamento, mais pessoas de todas as faixas etárias estão freqüentando as salas de aula. Especificamente no caso do ensino superior, a pesquisa aponta que o número de jovens de 18 a 24 anos nas faculdades passou de 22,1% a 48,1% em 10 anos. Além disso, 24,8% deles ainda estavam no ensino fundamental em 1999, contra 22,1% no ensino superior; em 2009, esses percentuais foram para 8,3% e 48,1%, respectivamente.

Diante desses dados, uma reflexão que a juventude deve fazer, principalmente nesse ano de eleições, tem relação com o compromisso das candidaturas com projetos de expansão educacional, tanto em nível federal quanto estadual. Para essa avaliação, é válido levar em conta a contraposição dos modelos mais atuais, tendo de um lado aquele que contemplou a criação de programas como o Prouni ou a adoção de políticas afirmativas, e de outro o que adota a extinção de cursos nas universidades públicas e trata professores como criminosos.

Crise diária no transporte e apagão no noticiário – A falta de qualidade nos serviços públicos de São Paulo também passa pelo transporte. O sistema integrado dos trens metropolitanos e do Metrô vem apresentando problemas estruturais diários nas últimas semanas, sendo motivo de grandes transtornos à população. Tais complicações, no entanto, não aparecem nos jornais locais com a intensidade devida, tampouco é questionada a falta de manutenção e a superlotação de vagões, como pode ser comprovado nesse levantamento do blog Contosurbanos140.

Fonte: www.ujs.org.br

Nenhum comentário: