quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Brasil Lidera Combate a Fome


País lidera pelo segundo ano consecutivo ranking mundial de combate à subnutrição.
Pela segunda vez consecutiva, o Brasil liderou o ranking mundial da ONG ActionAid que mede o desempenho de países em desenvolvimento na luta contra a fome. O estudo aponta o país à frente de nações como a China e Vietnã e destaca a atuação dos programas sociais Fome Zero e o Bolsa Família como medidas eficazes contra a desnutrição da população mais pobre.
No âmbito mundial, outra entidade que divulgou dados sobre o combate à fome foi a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). De acordo com a agência da ONU, houve uma diminuição de 9% no número de pessoas com fome crônica. É a primeira vez em 15 anos que esse indicativo apresenta queda e as causas para tal cenário positivo são a melhora nas condições econômicas e a diminuição do preço dos alimentos.
O relatório indica ainda que 98% dos famintos vivem nos países em desenvolvimento e correspondem a 16% do total da população, contra 18% no ano anterior. Como meta, a FAO estima reduzir essa proporção a 10% até 2015. A tarefa, porém, pode ser enfrentar obstáculos segundo a Organização Mundial da Saúde. Diante das transformações climáticas, a possibilidade de ocorrerem novas crises é grande por causa de eventos frequentes como enchentes, ondas de calor, secas, incêndios florestais e plantações destruídas.

Fonte: g1.com

Nenhum comentário: