A meia-noite deste domingo (09/01) o valor das tarifas de ônibus e metrôs que circulam pelo Recife e região metropolitana aumnetou cerca de 8,66% elevando a tarifa do anel A de R$ 1,85 para 2,00; o anel B de R$ 2,80 para 3,10 e a tarifa dos metrôs e trens de R$ 1,40 para R$ 1,50. Isso evidentemente aborrece todos os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife. Mas na verdade, o que deve ser discutido sobre o aumento de passagem? Será que o aumento é a única pauta em debate nessa história?
Ao analisarmos o aumento da tarifa de do transporte público temos que nos focar em dois pontos básicos:
1. O aumento da tarifa trará alguma melhoria na qualidade do transporte público?
Não adianta aumentar só pelo lucro, uma vez que apesar de serem privadas as empresas de transporte prestam serviço a população mais carente da sociedade e que depende destes transportes para se locomoverem e ter a garantia de uma vida digna (trabalho, educação, lazer...). Não é justo que o aumento seja um benefício de mão dupla, onde só o empresário lucre. É preciso aumentar e modernazar as frotas de ônibus, garantir que a viagem seja segura e confortável para os usuários e assegurar a ampliação do metro na RMR, para justificar o aumento das tarifas. Asssim teremos um aumento que condiz com o serviço que é prestado.
2. A população que se utiliza do transporte público está em um nível de qualidade de vida suficiente para arcar com o aumento sem grandes prejuízos?
Apesar da evidente melhoria de vida da população pernambucana na última decáda, resultado do aumento e melhoria das políticas públicas nas diversas áreas já é sólido o suficiente para que os pernambucanos possam pagar as novas tarifas sem abalar de maneira significativa seu orçamento mensal? Isso deve ser parâmetro na hora de analisar um possível reajuste na tarifa de ônibus.
Com isso a sociedade e as entidades que a repretam não devem simplesmente fazer protestos, parar trânsito ou enfretar o poder público com ofensas físicas e verbais. Isso é um ato de amadorismo e dispolitização e não surtem efeito, caso contrário as tarifas nunca aumentariam.
É necessário um amplo debate em diversos âmbitos para se decidir não só os valores do aumento mas que consequencias ou benefícios esse aumento poderá trazer para a população, caso o contrário, estaremos sempre na condição de impotêcia perante os grandes empresários do transporte pernambucano.
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