terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Que a Juventude Deve Esperar do Governo Dilma?


Sábado, começamos o ano de 2011 acompanhando um momento histórico, saudoso e importante da história do Brasil; "Tem fim o mandato do maior presidente da história de nosso país e inicia-se o governo da primeira mulher a chefiar nosso Estado." Mas na verdade, o que isso significa especificamente para as diversas camadas da sociedade brasileira? E para a juventude, o que se pode esperar do governo Dima? 
Durante os oito anos de governo Lula vimos ampliações significativas nas chamadas políticas públicas de juventude. Os jovens brasileiros nunca foram tão ouvidos e atendidos por um presidente. Lutas históricas como ampliação, reestruturação e interiorização das universidades federais, melhoria dos IFET's, um investimento maior no ensino básico, programa de bolsa e financiamento estudantil foram atendidos; as conferências, conselhos e secretarias de juventude vieram pra ouvir as necessidades reais dos jovens brasileiros; uma briga pela diminuição da violência contra a juventude e outros pontos foram atendidas por Lula e auxiliaram bastante o avanço da luta juvenil, gerando novas idéias, novas reinvindicações e novos planos de futuro. Agora com Dilma, um novo momento se inicia e com ele novas perspectivas construidas pela a juventude de todo o Brasil.
Em seu primeiro discurso como presidente empossada, Dilma prometeu atenção com a educação, melhoria do sistema único de saúde e enfretamento ao crack, problemas que atingem de forma acentuada a juventude brasileira. Entretanto outros pontos também deverão ser tratados nos próximos quatro anos.
Um dos pontos importantes a ser discutido nesse período é a sanção do Estatuto da Juventude que já tramita há algum tempo no congresso e traz melhorias importantes como transporte interestadual e intermunicipal e meia entrada em eventos de esporte, cultura e lazer podem colaborar diretamente para a mehoria da condição de vida dos jovens. 
No campo da educação temos a importância da ampliação do ProUni, um maior investimento em ciência e tecnólogia, criação de novas escolas técnicas federais, além de por em prática o novo plano nacional de educação para que possamos ter escolas mais estruturadas, profissionais valorizados e uma quantidade cada vez maior de alunos em sala de aula.
Assim, a década começa com um desafio imenso para o novo governo que se inicia, mas se depender da boa vontade e preparo da presidente e do poder de mobilização e discussão da juventude, conseguiremos ter um Brasil com maiores possibilidades para aqueles que impulsionaram o Brasil ao desenvolvimento.

Nenhum comentário: