quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Multipolaridade e o Novo Cenário Político Mundial


Com o fim da guerra fria e do sistema bipolar, na década de 90, novas potências econômicas e nações emergentes começam a ganhar espaço no cenário político e econômico mundial.
Os EUA passam a aumentar sua influência nos países em desenvolvimento; a Europa unifica-se economicamente (união européia) e as intenções de domínio capitalista parecem fixar-se no novo cenário político mundial
Entretanto, como conseqüência natural da tentativa de expansão capitalista, houve diversos problemas que atingiram o planeta de uma forma geral.
A escassez de recursos naturais, guerras com fins comerciais no oriente médio e, recentemente, uma das maiores crises econômicas de nossa história mostraram o quanto é danoso e controverso o sistema capitalista.
Os EUA, maior potência imperialista e berço do capitalismo mundial, se viu obrigado a retroceder em sua linha consumista, materialista e “liberal”, recorrendo ao Estado para suprir suas necessidades e tentar sair do colapso. Paralelo a esse cenário caótico, países emergentes adotam modelos políticos progressistas e socialistas como alternativa ao fracasso do capitalismo. Como resultado vimos regiões como a América Latina, a China e a Índia passarem sem grandes dificuldades às falências européias e norte americanas, melhorando a qualidade de vida do povo, expandindo a economia nacional e aumentando a sua autonomia em relação aos países imperialistas.
O Brasil é um bom exemplo desse novo modelo de gestão. Com o governo Lula podemos ver uma diminuição do abismo social existente desde o período da colonização, pondo fim ao modelo retrógrado de governo que sempre dirigiu o Brasil.
Foram investidos diversos recursos em educação, saúde pública, segurança e em programas sociais que visam a melhoria de vida das camadas populares de nossa sociedade.
Pela primeira vez na história do Brasil vimos uma ascensão em larga escala das classes mais humildes, uma ampliação e qualificação da educação pública, uma autonomia do país em relação as nações estrangeiras, diminuição quase que completa da miséria e etc.
Todas essas mudanças nos mostram que o “Antigo Regime” capitalista com o seu modelo elitista e excludente vem dando lugar às gestões progressistas e mais igualitárias, nos dando novas perspectivas para os períodos que estão por vir, Transformando o Sonho em Realidade! 

Nenhum comentário: