quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Muitas Faces de um Imperialismo em Decadência


Nos últimos dias o mundo testemunho o caos que se instaurou no Egito por conta das ações déspotas e intransigentes do presidente Hosni Mubarak, um dos secretários do imperialismo norte-americano na região que compreende o norte da África e o  oriente médio, e que já se instaura no poder por mais de 30 anos.
A consequencia de um governo alinhado com a ideologia capitalista todos nós sabemos: crise economica, aumento do desemprego e da miséria, jovens sem perpectiva de ascensão social e muita revolta da população. Isso tudo é consequencia de um movimento no cenário mundial de repúdio ao imperialismo que vem agonizando. A crise chegou ao Oriente médio em forma de protestos em Israel, esse a muito tempo instituido como o modelo do imperialismo na região, na tunísia, onde diversos manifestantes agiram contra o governo de  Zine El Abidine Ben Ali, retirando-o do poder através da luta e ação popular contra o totalitarismo no país.
Por trás de todos esses governos podemos ver os tentáculos dos EUA com seu poder de influência agonizante tentando contornar sem sucesso tantas revoltas populares.
Com a imagem de aliado do povo, da paz mundial e da democracia o governo norte-americano tenta esconder a preocupação criada com as crescentes manifestações ocorridas na região. Apesar de tudo os EUA ainda tentam convencer a população de que a saída para o fim da crise não é a inserção do povo nas ruas com protestos e luta por seus direitos. Como exemplo podemos ver a decisão de Mubarak na última terça-feira de afirmar em entrevista que não concorrerá as eleições em setembro, como se essa fosse a solução do problema. Os manifestantes, saturados com tanta exploração governamental e submissão do país as potências capitalistas exigem a saída imediata do ditador.

Democratização dos Meios de Comunicação
Um dos principais adversários dos regimes imperialistas nos dias atuais é a expansão inevitável dos veículos de comunicação. Em todo o mundo cada vez mais pessoas tem acesso a internet e à uma mídia alternativa e contrária aos interesses das grandes elites que antes dominavam totalmente a comunicação, alienando e privando a sociedade.
A crise política no Egito mostrou claramente essa mudança. Através da internet, a população se mobilizou em todo o Egito para as ações contra o governo Mubarak. no início da semana houveram diversas atividades de protesto, inclusive uma passeata prevista para 1 milhão de pessoas e que simplesmente dobrou de tamanho enchendo as ruas da capital egípcia. Na última sexta-feira as conexões de internet no Egito foram cortados quase que por completo em todo o país. Mas que apoio a democracia emprega o imperialismo com uma atitude deste nível? Onde estão a forte defesa aos direitos dos cidadãos?
Tudo não passa de maquiagem para ludibriar o povo, que por sinal, não se conforma mais com as mentiras, controversas e desigualdades do capitalismo.

Os Saldos da Intolerância

É válido ressaltar que os protestos e queda dos regimes excludentes são resultados de lutas que iniciaram-se a décadas contra a opressão e em favor da cidadania. Para evitar uma ampliação as forças imperialistas ainda agem da mesma forma de antes, com violência e repressão.
No Egito já temos saldos impressionantes. Mais de centenas de mortos e milhares de feridos mancham mais ainda a atuação caótica da ditadura de Mubarak. Assim como no passado tais ações são insuficientes para deter os anseios populares por democracia, autonomia e igualdade e os manifestantes egípcios prometem continuar com os protestos até que o ditador peça renúncia da presidência.

A Força da Juventude
Como não podia deixar de acontecer, a juventude vem sendo protagonista nas ações contra o presidente Mubarak. Maiores prejudicados com o abismo social existente no país os jovens foram as ruas e motivaram toda a sociedade a lutar por seus direitos e combater e intolerância do governo egípcio influenciado pelo regime político norte-americano.
Desta forma a juventude vai, não só no Egito mas em todo o mundo pulverizar de vez o imperialismo e ajudar na construção de uma nova fase da história, onde mais pessoas tem direitos e anseios garantidos.

Nenhum comentário: