quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Porquê Voto 65


Como em toda a eleição, comecei já algum tempo a estudar o histórico e as propostas dos candidatos a prefeitura de minha cidade, Olinda. Ouvi muitas críticas a atual gestão, boatos e opiniões de que deveriamos, em protesto, votar nulo, branco ou em outros candidatos, afim de não reeleger Renildo Calheiros. Vejamos nossas opções:

Armando Sérgio, candidato que primeiro se lançou como alternativa de oposição ao prefeito Renildo sempre se colocou como um crítico a gestão do PCdoB em Olinda. Sempre? Na eleição passada (2008) ele foi candidato a vereador pelo PTC, com o número 36222 e fazia parte da coligação Olinda Frente Popular, que tinha como candidato a prefeito Renildo Calheiros. O que mudou? Será que foi a postura do PCdoB e de toda a frente ou sua opção para querer se projetar individualmente, mudando até de partido, se filiando ao Democratas partido que é contra o poder estatal, e apoia o liberalismo e o regime capitalista, sistema baseado na exploração e nas desigualdades. 
Bonito mesmo é o seu Slogan: 100% Olinda, criticando o fato do atual prefeito não ser olindense. Difícil pensar essa postura provinciana de alguém que é natural do recife. Isso mesmo ELE NÃO É OLINDENSE!
Mas como a naturalidade do candidato nunca quis dizer muito pra mim preferi ver seu histórico para conhecê-lo melhor. Foi diretor de alguns sindicatos, isso é bom, foi assessor parlamentar de dois deputados do Partido dos Trabalhadores...opa...pera ai, do PT? Mas ele não é de uma visão capitalista e neoliberal, então porque foi assessor de candidatos do Partido dos Trabalhadores? Será que o partido que vem conduzindo grandes mudanças a frente do governo federal mudou, ou o candidato mais uma vez foi oportunista?
E a experiência política? que cargos eleitorais ocupou? Segundo o TRE o camarada infelizmente não ocupou nenhum cargo eleitoral, e agora quer ser prefeito de minha cidade? Sem chance!

Izabel Urquisa, uma candidata diferente, cara nova para melhorar Olinda, que leva no nome a história de uma família que, ao que dizem, sabe governar esta cidade, até porque sua mãe Jacilda Urquiza foi prefeita de Olinda e deixou a cidade abandonada, sem infra-estrutura, sem obras públicas de impacto para a população, com problemas de saneamento na cidade inteira, etc, o que acarretou a perda nas eleições de 2000 para a candidata do PCdoB Luciana Santos. Inclusive a própria Jacilda deveria ser ela a candidata do PMDB a prefeitura em 2012 se não fosse o fato da mesma ter tido em 2010 seus direitos caçados por uma ação do ministério público federal que investiga irregularidades em um convênio entre a prefeitura e o governo federal no valor de 3 milhões de reais e por ser a responsável por dar a Olinda o primeiro lugar entre as prefeituras com irregularidades no Brasil no ano de 2003.
Mas isso é o de menos não é? Afinal a filha pode não ter nada haver com os problemas eleitorais de sua mãe. Então vamos avaliar seu histórico político, vejamos...vejamos... infelizmente não encontrei nada nos meus registros, ai fica difícil confiar. Para mim está fora!

Ah! Já ia me esquecendo. Tem também tem também Ediel Romão, que lançou uma candidatura há pouco mais de um mês após seu partido (PMN) ter saido da frente popular. Mas espera ai. Pouco mais de um mês? As campanhas não começaram há 3 meses? Por Que ele laçou-se candidato só agora? Achei melhor nem me aprfundar.

Por fim parei para pesquisar sobre Renildo Calheiros, sua história e trajetória política desde os movimentos sociais.
Me empolguei por ver sua forte participação no movimento estudantil, um diferencial entre os demais candidatos, onde o mesmo participou do Diretório Acadêmico de seu curso (geologia) e depois do Diretório Central dos Estudantes da UFPE na década de 70. UFPE? Então o prefeito está em nosso estado já há um bom tempo, o que proporciona um bom conhecimento de nossa terra (não é o que a oposição diz). Chegou a ser presidente de uma das maiores entidades estudantis da América Latina, a gloriosa União Nacional dos Estudantes num período conturbado de redemocratização do país, redemocratização esta que foi muito motivada pela UNE.
Na vida pública Renildo foi vereador deputado federal três (outro diferencial dos demais candidatos), onde ajudou e muito Olinda à angariar recursos e mudar a cara da cidade, afinal projetar o futuro e a melhoria da sociedade é um DEVER do poder legislativo.
Como prefeito Renildo conseguiu implementar projetos que visem o futuro da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.
Eu sou jovem e sonho com instituições de ensino que formem e profissionalizem a juventude, como é o caso das duas escolas técnicas que estão sendo construidas no município; gostaria de ver áreas onde a população pudesse desempanhar a prática esportiva como o estádio municipal de Olinda, a vila olímpica as mini-áreas de lazer no bairros e a praça da juventude; Gostaria de ter uma cidade cada vez mais verde, repeitando o meio ambiente e implantando espaços de preservação ambiental como a mata do Passarinho e a revitalização da Orla; onde as pessoas fossem tiradas de condições de miséria como os os projetos do PAC que mudaram a cara de várias comunidades. Enfim, eu já escolhi meu voto e tenho certeza que ele será consciente e visando uma cidade ainda melhor.
  

Nenhum comentário: