sábado, 25 de agosto de 2012

Sobre a Pós-Graduação no Brasil



Vivemos um período de pleno desenvolvimento do Brasil. A melhoria na qualidade de vida de uma boa parcela da população aliado a diminuição de problemas econômicos históricos nos coloca na posição de país forte e com  influência na conjuntura mundial.
Apesar disso ainda existem problemas que atingem diretamente o nosso crescimento.
A situação da educação brasileira é um dos pontos mais preocupantes de nossa sociedade. Estamos longe de termos uma educação pública de qualidade, com remuneração adequada do professor, estrutura completa das instituições de ensino e incentivo a formação universalizada.
Na pós-graduação isso não é diferente. A condição de país em desenvolvimento exige uma ampla formação de especialistas, mestres e doutores que iram conduzir esse progresso. A falta de profissionais em setores estratégicos, o pouco incentivo a pesquisa científica e o baixíssimo índice de inserção de novos alunos são alguns dos problemas visualizados em nossa pós-graduação.
Atualmente sofremos com uma falta de regulamentação e fiscalização da Lato-sensu no Brasil, onde poucas instituições conseguem colocar cursos com a qualidade necessária para desenvolver não só profissionais mais estudiosos de diversas áreas.
Na stricto – sensu não é diferente. Ainda temos pouquíssimos mestres e doutores, ficando atrás de muitos países de economias mais frágeis e que conseguem investir em ciência tecnologia e inovação bem mais do que o Brasil. Somos apenas o 13º país em formação de mestres e doutores e produzimos apenas 2% das patentes mundiais e os programas de bolsas para os estudantes de pós-graduação ainda não acompanham o crescimento do país e o aumento da inflação.
É preciso termos um sistema de pós-graduação que preze a inclusão e a qualidade, com programas de iniciação científica, incentivo a formação de professores cada vez mais qualificados, cursos que visem o desenvolvimento crítico e científico, além de uma política de assistência estudantil que garanta o aumento das bolsas de mestrado e doutorado e aplicação das inovações em benefícios para a sociedade brasileira. Só assim construiremos um Brasil cada vez melhor e responderemos aos nossos desafios.

Nenhum comentário: